segunda-feira, 2 de julho de 2012

Museu GTO revitalizado é inaugurado segunda-feira, 2/7

Instituto Cultural GTO elaborou a proposta e realizou série de intervenções no espaço





As obras do artista divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira (GTO) ganharam espaço revitalizado. O Museu/Residência GTO recebeu série de intervenções e é inaugurado segunda-feira, 2/7, às 9h30min. A revitalização é proposta do Instituto Cultural GTO, com apoio da Prefeitura de Divinópolis, para preservar as peças do escultor de prestígio internacional.



Desde a inauguração com o título de museu, a junho de 1981, o imóvel não recebeu nenhum mobiliário para comportar as obras do artista para exposição ou intervenção física. Plano museológico ou catalogação das peças não existiam, nem sequer equipamento de segurança foi localmente instalado para impedir roubo. Algumas peças, por exemplo, chegaram a ser avaliadas em até R$ 80 mil.



O Instituto Cultural GTO, criado a junho de 2007, propôs, então, elaboração de projeto de reestruturação do Museu. A execução do projeto foi concluída. A sala de exposição das peças foi reformada, dois banheiros foram construídos, e a pintura foi refeita. Além disso, o projeto teve aquisição de mobiliário expositor para as peças, iluminação adequada, jardinamento externo, readequação de fachada e aquisição de mobiliário de escritório para administração de venda de peças dos discípulos de GTO. Atualmente, filho e netos fabricam peças para venda.



A área de segurança teve implantação de série de medidas: cerca elétrica, reforço nas portas, nas janelas e nas fechaduras. O sítio Web oficial foi também criado, e equipamentos eletrônicos necessários às visitas educativas, como computador, aparelho e painel de projeção e câmera fotográfica, foram adquiridos. 




Museológico


Todas as peças do Museu/Residência GTO foram catalogadas pelo plano museológico, que inclui exposição adequada das peças, visando à preservação da memória pela organização intelectual das informações. “O plano tem didática bem aplicada aos visitantes e preocupação de transparecer a fidelidade com a identidade do trabalho e da personalidade do artista tanto nas mudanças físicas quanto esquemáticas”, afirmou a coordenadora técnica de revitalização do Museu GTO, Josenira Monteiro de Souza.

O presidente do Instituto GTO e neto do artista divinopolitano, Alex Teles, destacou a importância de preservar a memória das peças esculpidas pelo avô. “A entrega da revitalização do Museu GTO coroa a busca pelo regaste e a memória do artista centenário que levou o nome da cidade pelo mundo. Estamos felizes em entregar o museu que passou por intervenções”, afirmou Alex Teles.

O neto de GTO, Geraldo Fernandes de Oliveira, afirma que a revitalização do Museu é importante para manter os trabalhos do escultor em evidência. “Aprendi a esculpir com GTO e hoje continuo a trabalhar nas obras. O museu revitalizado é necessário para manter o trabalho que foi iniciado pelo avô”, afirmou Fernandes. 


Projeto

O projeto foi realizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e apresentado pela Ciafal, com patrocínio de Plasdil e Ricardo Eletro. O patrocínio de Exdil deu-se por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Fazenda. Conta ainda com patrocínio de Caixa Econômica Federal e apoio cultural de Fiemg, Divine, Cabelo e Cia e Pintacor. O projeto é realização do Instituto Cultural GTO, sob gestão de Patmoss Gestão em Projetos Culturais.


Fonte: Prefeitura Municipal de Divinópolis / MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário